ESSA CRÍTICA É LIVRE DE SPOILERS
“Homem-Aranha no Aranhaverso” ganhou sua tão esperada sequência, que apresentou o personagens em inúmeras versões existentes no multiverso (não importa em qual você pensou, pode ter certeza que será mencionada).
Mesmo com um tom mais adulto, “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” ainda apresenta cenas coloridas e piadas clássicas, pelo menos no primeiro ato do filme. Ao longo da narrativa, o longa vai ficando mais sombrio, apresentando as consequências de alterar eventos cânones (que são essenciais para a existência do personagem em qualquer universo) e se aprofundando em questões como o luto.
Se prepare para conhecer mais a fundo a história de origem de Gwen Stacy (recomendo a leitura do Gwen Stacy: Marvel Teens) e como ela entra para a sociedade de Aranhas que estão pelo multiverso.
É possível afirmar que o primeiro filme dessa trilogia revolucionou a forma como as animações são produzidas em Hollywood, estourando uma bolha e dando mais liberdade criativa para os artistas. No segundo longa é perceptível uma evolução visual nos personagens e cenários, apresentando características únicas de cada universo e cada personalidade. As cores são essenciais para a narrativa e foram capazes de dar mais profundidade para os diálogos.
A sociedade dos aranhas é extremamente divertida e CHEIA easter-eggs (se prepare para momentos inusitados). É realmente uma delícia assistir um filme com tanta representatividade.
Com tantos personagens é literalmente impossível apresentar todos e dar o devido tempo de tela para os mais diversos Homens-Aranhas (seria esse o plural correto?), mas sem dúvida nenhuma que quem rouba a cena é o Homem-Aranha Punk (dublado pelo vencedor do Oscar de Melhor Ator, Daniel Kaluuya).
Como já citado, as cores são essenciais para a narrativa do longa, mas algo que também acompanha o roteiro em perfeita sincronia é a trilha sonora, sendo capaz de ditar o perfeito tom de cada cena e diálogo.
Em suma, “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” é uma obra prima e merece ser assistido em uma boa sala de cinema. Assim como seu antecessor, há uma grande probabilidade de ganhar muitos e muitos prêmios.
Estrelado por Hailee Steinfeld, Shameik Moore, Oscar Isaac, Daniel Kaluuya, Jake Johnson, Issa Rae, Karan Soni, Jason Schwartzman, Andy Samberg e Amandla Stenberg, “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” é dirigido por Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson.
“Homem-Aranha Através do Aranhaverso” estreia nos cinemas brasileiros dia 01 de junho.

