Você já ouviu falar do termo “Manic Pixie Dream Girl”?

É mais um clichê voltado para personagens femininas na TV e cinema

Você já deve ter ouvido falar no clichê de personagem feminina chamado Manic Pixie Dream Girl. Se não ouviu falar, a gente explica!

São aquelas personagens misteriosas e complicadas, que não possuem um desenvolvimento em suas histórias pessoais, porém, são personagens com personalidades fortes, que sempre ajudam o protagonista (homem) a se aventurar e se descobrir. E por fim, somem sem explicações e vão embora da vida do protagonista, deixando uma lição de vida para ele.

O termo foi usado pela primeira vez por Nathan Rabin em seu texto sobre o filme “Tudo Acontece em Elizabethtown” (2005), para definir a personagem vivida por Kristen Dunst.

As características de uma manic pixie dream girl são: ela é divertida, engraçada, misteriosa, tem a impulsividade de uma criança mas ao mesmo tempo tem muita maturidade e autossuficiência. É vista pelo protagonista como uma garota diferente das outras….

E quais efeitos dessa personagem tão clichê na vida real? Os homens crescem achando que obrigatoriamente são os heróis da própria história, enquanto as mulheres aceitam o papel de coadjuvante na vida de outra pessoa.

As mulheres na TV e no cinema merecem que suas histórias sejam desenvolvidas, mostrando as suas preocupações e objetivos próprios. Afinal, sabemos como a indústria cinematográfica tem impacto na vida de inúmeras mulheres ao redor do mundo.