“Clássicos Modernos”, um novo olhar para a literatura atual

A Companhia das Letras preparou a coleção Clássicos Modernos, o objetivo? Trazer títulos “atuais” com grande potencial de se tornarem clássicos da literatura.

“Livros que se destacam pela inventividade, perenidade de seus temas e, claro, por sua notável forma literária. São modernos, sim, mas cada vez mais eternos.”

São diversos títulos no catálogo, entre eles, “As Meninas” (1973), um dos romances mais importantes de Lygia Fagundes Telles, e que recebemos por aqui.

Sobre a autora

Lygia Fagundes Telles foi uma escritora, romancista e contista brasileira. Eleita para a Academia Paulista de Letras em 1982. Em 1985, foi a terceira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras. Dois anos mais tarde, para a Academia das Ciências de Lisboa. Em 2001 recebeu o Prêmio Camões. Em 2016, tornou-se a primeira mulher brasileira a ser indicada ao prêmio Nobel de Literatura. E em 2022, aos 98 anos, ela faleceu.

As Meninas

O clássico “As Meninas”, escrita e vivida durante auge da ditadura militar, a obra de passa em um pensionato para moças, cruzando a vida de três personagens, a autora aborda temáticas como o início da vida adulta e a repressão política.

O livro recebeu o Prêmio Jabuti, em 1974, e foi adaptado para o cinema em 1975, dirigido por Emiliano Ribeiro. E para quem está em período de vestibular, ele é leitura obrigatória do vestibular da Fuvest.

Compre por aqui e ajude o The Feminist Patronum a continuar crescendo.