Moana 2 não supera o primeiro, mas continua a emocionar

Em 2016, quando o primeiro filme de Moana chegou aos cinemas, ninguém imaginava que a Disney, 8 anos depois, encontraria uma brecha para trazer a personagem de volta. Pegando a todos de surpresa, em Fevereiro tivemos grande o anúncio com direito a teaser e a notícia de que o filme seria lançado ainda este ano, no mês de Novembro.

Moana 2 retoma a história da personagem, agora oficialmente uma navegadora, recebendo um chamado de seus ancestrais para encontrar a ilha central dos mares e libertá-la de sua maldição, consequentemente reconectando todos os povos.

Visualmente, Moana 2 é um grande acerto, com melhorias significativas no desenvolvimento entre o primeiro filme e este, entregando performances musicais ainda mais excêntricas e divertidas, além de cenários de tirar o fôlego de tão espetaculares.

Em contrapartida, a narrativa não consegue se manter no mesmo nível de excelência com um roteiro acelerado e superficial, deixando a sensação de que o filme é ainda mais curto do que de fato é. As músicas também sofrem a perda de Lin-Manuel Miranda, onde antes eram em sua maioria eletrizantes e viciantes, agora dependem significantemente da principal “Beyond“.

Isso não significa que o filme é de todo um desperdício, pelo contrário, a nostalgia está lá e a personagem continua tão cativante quanto sempre foi. A cultura polinésia segue sendo o seu ponto mais forte, ao lado de personagens que já amamos e alguns rostinhos novos, diversão e aventura não faltarão na sua ida ao cinema. Se eu puder dar uma dica ainda mais valiosa é: veja dublado! Any Gabrielly segue sendo a voz mais brilhante da Moana.

Moana 2 chega aos cinemas do Brasil todo em 28 de Novembro.