Resenha | Helen de Wyndhorn

Lilith Appleton cuidou da educação de Helen Cole por boa parte da juventude da garota. Ela conheceu a menina quando o pai, C.K. Cole, morreu em circunstâncias trágicas. Seu primeiro encontro com Helen é desafiador: ela resgata a garota da prisão e logo percebe que a rebeldia e o descaso de sua protegida são sintomas de algo mais profundo.

Vivendo em Wyndhorn, a propriedade da família Cole, as duas se aproximam, e Lilith ganha a confiança de Helen. Assim, a jovem passa a relatar à tutora as aventuras estranhas que vive na companhia do avô, Barnabas, um homem instigante e ausente.

Partindo do relato de Lilith, a trama de Helen de Wyndhorn vai se revelando aos poucos por meio de fragmentos do passado: pelo depoimento da preceptora, pelas memórias do jornalista e biógrafo de C.K. Cole, pelas relíquias remanescentes da história do escritor tão célebre quanto enigmático e de sua família misteriosa.

Helen de Wyndhorn é mais uma graphic novel da parceria entre Tom King e os brasileiros Bilquis Evely e Mat Lopes, que combina Conan, o Bárbaro com O Mágico de Oz em um enredo visualmente deslumbrante e épico.

A história é dinâmica, narrada entre passado e presente onde o passado conta a história de Helen, e o presente com as pessoas comprando e comentando as obras de C.K. Cole.

Eu sou suspeita pra falar dessa obra pois sou fã do trabalho conjunto da Bilquis com o Mat há anos, desde que eles passaram a dar vida ao spin-off de Sandman. Em Helen de Wyndhorn eles se superaram, após anos de parceria é inevitável que seus trabalhos atingissem um patamar ainda mais incrível de sintonia.

Aqui você é conquistado logo no primeiro capítulo pela curiosidade do que aconteceu com Helen e o que levou Cole a tirar sua própria vida. A história, que é majoritariamente sobre família e pertencimento, conta com elementos de fantasia épica e gótica.

Bilquis merece, e muito, o Eisner (o Oscar dos quadrinhos) que levou por essa obra, seus traços são delicados ao passo que simultaneamente afiados, para contar um enredo que é ao mesmo tempo suave e brutal.

❤️ Helen de Wyndhorn tem tudo para se tornar a sua próxima leitura favorita!

Compre aqui e ajude o The Feminist Patronum a continuar crescendo.