Ava DuVernay nasceu Ava Marie DuVernay em 24 de Agosto de 1972, em Long Beach, California, Estados Unidos. Ela foi criada por sua mãe Darlene e por seu padrasto. Iniciou sua carreira no jornalismo, mas acabou mudou para a área de relações públicas, trabalhando como publicitária e abrindo em 1999 sua própria empresa de relações públicas, a The DuVernay Agency.
A diretora foi primeira mulher negra a ganhar o prêmio de “Melhor Diretor” no Sundance Film Festival, por seu segundo filme “Middle of Nowhere”.

Por seu trabalho em “Selma” ela as tornou a primeira mulher negra indicada ao Golden Globe Awards de Melhor Diretor. Também foi a primeira diretora negra a ter um filme indicado ao Academy Awards de Melhor Filme.
Em 2018, ela dirigiu “Uma Dobra no Tempo”, se tornando a primeira mulher negra a dirigir um live-action a arrecadar mais de $100 milhões de dólares em bilheteria.
No ano seguinte, ela criou, co-escreveu, produziu e dirigiu “Olhos que Condenam”, minissérie da Netflix baseada na história dos 5 do Central Park. Aclamada pela crítica, a série foi indicada a 16 Emmy Awards e venceu o Critics’ Choice de Melhor Minissérie.
Em 2010, fundou a African-American Film Festival Releasing Movement, que ficava em divulgar filmes feitos ou focados em pessoas negras, depois rebatizado de ARRAY, também focado em mulheres diretoras.
- “Olhos que Condenam”: Disponível na Netflix
- “Uma Dobra no Tempo”: Disponível no Telecine Play
- “13th”: Disponível na Netflix

Deixe um comentário