Anúncios

Resenha | Vulgo Grace

O livro, escrito por Margaret Atwood (autora de O conto da Aia) narra a trajetória de Grace Marks, acusada de assassinar seu pratão- Thomas Kinnear- e a governanta (amante de Thomas) da casa onde trabalha, Nancy Montgomery-, junto com James McDermott, que também trabalha para a família Kinnear. A trama se passa no Canadá no século XIX e apenas com 16 anos, Grace enfrenta um longo julgamento e jogos psicológicos a fim de descobrir sua parcela de culpa na história, ou não.

Os fatos são narrados pela própria Grace e outros capítulos são contados pelo Dr. Simon Jordan, especialista em doenças mentais, convocado para estudar a principal suspeita dos crimes e o que levou a comete-los, além de coletar depoimentos. Ao apresentar sintomas de histeria, Grace passa a ser desacreditada pela justiça, sendo vista como louca. Por isso, com a repercussão do julgamento na mídia da época, muitos consideravam Grace culpada.

Porém, como Grace não tinha lembranças do ocorrido, escapou da sentença máxima: a forca. Condenada à prisão perpétua, Grace então passa a vagar entre asilos e sendo exposta como um exemplo do crime, como uma mera atração para a curiosidade alheia.

O livro e a série da Netflix de mesmo nome são baseados em fatos reais, onde o crime realmente aconteceu e até hoje não se sabe realmente se Grace o cometeu de fato ou não. Teria James McDermott, seu suposto parceiro no crime, armado para ela? E enquanto nossa personagem principal passa a vida em prisões, James encerra seu destino sendo condenado ao enforcamento.

Em suma, o livro não foi fácil de ler e por ser muito extenso, se perdeu em alguns momentos. Durante toda a leitura, me peguei pensando no caso e seus desdobramentos na época em que ocorreu. E Margaret Atwood, com maestria, tenta ao máximo esconder alguns detalhes da história da protagonista para que o leitor forme sua opinião sobre ela. Teria ela realmente cometido os crimes? Teria seu parceiro, James McDermott armado para Grace? Cabe ao leitor então, presumir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Site desenvolvido com WordPress.com.