Após duas temporadas espetaculares, ‘The Mandalorian‘ retorna para seu terceiro ano com a promessa de transportar os fãs de Star Wars de volta ao planeta Mandalore.
A jornada da terceira temporada é muito clara: Din busca redenção por ter removido seu capacete e, para isso, precisa se banhar nas águas de Mandalore. Porém, os rumores sugerem que o planeta se tornou inabitável, contaminado até.
Em meio as idas e vindas já famosas entre planetas do personagem Din Djarin (Pedro Pascal) e seu fiel parceiro Grogu, rostos conhecidos retornam, novas batalhas épicas acontecem, e a inevitável reunião dos mandalorianos acontece!

Para ‘The Mandalorian’ desapontar e perder o público fiel que conquistou ao longo dos últimos anos, exigiria uma sucessão de erros que beirassem o imperdoável. A terceira temporada da série está longe de se encaixar nessa categoria, mas é inevitável ficar com um sentimento agridoce quando colocamos na balança alguns eventos deste novo ano.
Com enredos de potencial gigantescos pouco aproveitados e histórias dispensáveis ganhando episódios inteiros, a terceira temporada, diferente das anteriores, não aproveita bem seu tempo de tela, onde a duração dos episódios variaram bastante entre meia hora e uma hora, isso acabar por tornar o roteiro da série simplista, com escapatórias mais fáceis. São voltas e voltas para terminar por aterrissar no seguro e certeiro com o capítulo “O Retorno” (que foi maravilhoso em todos os sentidos, diga-se de passagem).
O fato do protagonismo não estar mais tanto nas mãos de Din e Grogu também influencia essa balança, considerando que o pequeno Jedi passou dois anos treinando com Luke Skywalker e pouquíssimo vemos dele em ação, quão “desnecessário” o Darksaber pareceu nessa temporada comparada com a anterior, ou Din Djarin se tornar coadjuvante em sua própria série.

Dos males o menor, considerando o quanto Katee Sackhoff (Bo-Katan Kryze) segura o enredo e a atenção de forma espetacular. De longe, seu arco foi o mais interessante da temporada, o melhor construído e com os menores furos, fazendo pontes interessantes com sua história já construída nas animações ‘The Clone Wars‘ e ‘Rebels‘.
A terceira temporada chega ao fim, inclusive, com um sentimento de despedida, apesar da renovação ser garantida considerando que os roteiros já estão escritos, segundo Jon Favreau. É difícil prever qual será o enredo das próximas temporadas considerando como esse ciclo teve a maior parte de suas pontas bem concluídas.
O “Mandoverse” segue sendo uma das criações mais espetaculares do universo de Star Wars, onde a base foi tão bem construída lá na primeira temporada de ‘The Mandalorian’, que não é difícil manter a atenção e apego do público nessa altura dos acontecimentos. Mas a responsabilidade se mantém enquanto sendo a série central de outras (incluindo ‘Ahsoka‘ e ‘O Livro de Boba Fett‘), e com o encerramento do arco atual, fica o potencial de Star Wars se reinventar mais uma vez e usar ‘The Mandalorian’ como carro chefe de novas possibilidades na quarta temporada.
Não a toa, ‘The Mandalorian’ é a série mais assistida do Disney+ desde seu primeiro ano.
Todos os episódios de The Mandalorian estão disponíveis no Disney+
Deixe um comentário