Tien é um jovem vivendo a fase mais dura da adolescência: a fase das autodescobertas.
Enquanto seu desafio durante o dia é lidar com o crush que está tendo em um de seus melhores amigos, a noite ele luta para encontrar formas de contar para a sua mãe quem ele realmente é.
Em contrapartida, sua mãe é uma Vietnamita que apenas recentemente conseguiu sua cidadania estadunidense. Ela vive dividida entre sua cultura do coração, e o povo em que seu filho vive. Esse abismo entre eles é algo de muita preocupação para ela.
O único momento em que eles realmente se conectam é durante as leituras noturnas, onde juntos escolhem algum livro para ler e embarcar suas mentes.

‘O Peixe Mágico‘ é a graphic novel de estreia de Trung Le Nguyen que nos lembra quão poderosas são as histórias.
“A vida real não é um conto de fadas.”
O enredo dança de forma espetacular entre a história de Tien, sua mãe e os livros que eles estão lendo, abordando respectivamente o que cada um está vivendo e como essas histórias irão gerar impacto em suas decisões.
É impossível não embarcar de corpo e alma nessa história considerando quão delicados são os traços, quão interessante é o desenrolar e quão linda é a forma como o autor une as pontas e conclui a obra.
É a primeira vez que vejo o ponto de vista da mãe abordado na história. Ela também está vivendo suas questões mesmo estando sempre preocupada com o filho, mas a diferença cultural em sua vida é algo muito forte para ela. Aliás, algumas das histórias que ela e Tien leem são recontos de histórias famosas, como Cinderela e A Pequena Sereia, pela perspectiva do povo Vietnamita. Eu realmente amei muito essa viagem cultural!
A última página me deixou arrepiada ao mesmo tempo que me fez chorar. Eu faria de tudo por um mundo onde todas as famílias fossem como a de Tien 💖
Compre ‘O Peixe Mágico’ aqui e ajude o The Feminist Patronum a continuar crescendo!
Deixe um comentário